sábado, 23 de dezembro de 2017

Do verme à podridão II

Vou navegar na contramão, como ordinariamente ocorre e dizer que o ministro do supremo que eu mais gosto é Gilmar Mendes. Você é louca, Roxana. Um pouquinho, quem me conhece, sabe: sim!
Mas, lamento, cabe-me a razão.
Temos o pior quadro do Supremo dos últimos... bem, diria quarenta anos só para falar do meu tempo de alguma consciência sobre sua atuação.
Vou sair dizendo que os piores ministros do atual Supremo são Barroso e Fachin.
Mas não vou falar de todos, mas começo pelos piores.
1 - FACHIN deu PERDÃO JUDICIAL aos açougueiros Batista. Não consigo imaginar algo pior para dizer sobre um ministro do Supremo! Ninguém fala no Fachin, por que todos queriam, na época, derrubar o Temer, legítimo presidente após a queda da anta - não vou falar de Temer agora. Mas, convenhamos, perdão judicial para dois sujeitos que enriqueceram sob o governo LULA de modo tão extraordinário e desonesto, é de amargar.
2 - Barroso é braço petista do Supremo e apenas um demagogo. Suas falas dão vergonha até para aqueles - como eu - que não conhece as leis. E Barroso adora dizer que eles prendem e Gilmar solta. Mas isso é mentira. Além de tudo ninguém não é decisão monocrática como todo mundo pensa. É preliminar, liminar. E a outra parte pode recorrer e o PLENO deve então se manifestar. Trata-se de decisão coletiva. Mas Barroso cria a cascata - típica dos demagogos - e todo mundo acredita.E depois ele foi o homem que SOLTOU José Dirceu! Barroso ressuscitou os embargos infringentes. Quem se lembra? Ah, mas José Dirceu é outra coisa, né?
Mas e Carmem Lúcia que homologou - sem qualquer necessidade de pressa - OITENTA DELAÇÕES PREMIADAS num único fim de semana! Podemos dizer sem medo de erro que ela homologou SEM LER né não? Gracinha, né gente?
O pior Supremo que temos, desde muitos governos, mas com maioria indicada por Lula e Dilma, ou seja, um Supremo que ajuda a devastar o país.
Agora, a favor de Gilmar Mendes eu digo: seus votos são técnicos, manda soltar quem tem direito legal à esta liberdade, ele é contra o abuso da prisão preventiva - pensamento moderno, justiça na democracia deve ser pensada para soltar e não para prender - ainda mais preventivamente. Deve ser somente após sentença condenatória, em flagrante ou dentro da lei da prisão preventiva.
Gilmar Mendes e Celso de Mello e, tenho observado, Toffoli são os mais técnicos. Agora temos Alexandre de Morais... este está me decepcionando um pouco. Fala umas coisas esquisitas.

Como podem observar, discordo. Mas sou muito louca não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário